top of page
padrao2.jpg
OUTDOOR CLUBE 900.png
Colégio G(a)barito:
Há 10 anos consecutivos 1º lugar no ENEM
school-RFY3SSM.jpg
parenteses.png
Aprendendo algo novo todos os dias
Um colégio que acredita numa nova relação entre escola e família, aluno e professor. Uma relação única na qual eles caminham lado a lado em busca de um objetivo comum - o desenvolvimento intelectual e socioemocional de todos, transformando os espaços e diferentes momentos em possibilidades de aprendizagem.
Nossos Pilares
Três pilares sustentam e direcionam todas as atividades que desenvolvemos no colégio.

- Excelência acadêmica: nossas escolas figuram nas primeiras posições do ENEM em suas comunidades. Em Canoas, por exemplo, por 10 anos consecutivos somos a escola melhor colocada.
- Acolhimento: Quem educa, cuida. Estes bons resultados acadêmicos só ganham significado se isso for construído em um ambiente acolhedor e humanizado. Gente cuidando de gente, gente ensinando, gente aprendendo. Gente!
- Cidadania: É preciso substituir o pensamento que isola e separa por um pensamento que
distingue e une" ( Edgar). Por isso, estimulamos o voluntariado e as intervenções sociais. Empatia, solidariedade, comunitarismo, são valores fundamentais para o futuro adulto
do século XXI.
happy-kids-are-painting-at-home-7ZGRUET.
school-RFY3SSM.jpg
girl-with-big-smile-classroom.jpg
girl-with-big-smile-classroom.jpg
parenteses.png
Porque estudar no Colégio G(a)barito?
Por que somos um colégio que une um ensino forte e de excelência com uma aprendizagem prazerosa e individualizada. Desenvolvendo com os estudantes suas habilidades acadêmicas e sócio emocionais.
Ensino Fundamental I
1º ao 5º ano
Quando construímos nosso Ensino Fundamental, encontramos no modelo de Educação Infantil de Reggio Emilia uma forte inspiração. “Reggio” é uma província da região norte da Itália que sofreu com os efeitos da Segunda Guerra Mundial. A fim de reconstruir a sua história, após tantas perdas, e proporcionar um ambiente melhor para as crianças, a comunidade foi construindo essa metodologia e colocando as crianças como protagonistas de seu aprendizado, com a ajuda dos professores e das famílias. Nos identificamos com Reggio Emília, pois nas nossas práticas com os adolescentes, ao longo de tantos anos, sempre entendemos que a educação é feita de uma troca permanente e que estudantes e professores fazem parte de um mesmo time em busca de um mesmo objetivo. 
parenteses.png
happy-kids-are-painting-at-home-7ZGRUET.
Diferenciais de ensino
Inglês (Instrumental)
Educação Ambiental
Ateliê de Arte e linguagem
Laboratório de Ciências Naturais
Festa do caderno de linhas
parenteses.png
Nesta fase, precisamos estimular a criatividade, construir o prazer pela leitura e pela contação de histórias, desenvolver a base das noções lógico-matemáticas e a alfabetização espaço-temporal da criança.

As interações, as investigações e as descobertas se estabelecem de forma prazerosa e verdadeira, gerando uma sensação de pertencimento.
parenteses.png
a-young-boy-in-the-woodland-looking-arou
Diferenciais de ensino
Inglês e Espanhol
Calendários de Provas
Educação centrada no aluno
Competência leitora e lógico-matemática
Projeto grandes temas
parenteses.png
Ensino Fundamental II
6º ao 9º ano
Conforme nossas crianças vão crescendo, o modelo de Reggio Emilia vai cedendo espaço para uma metodologia mais tradicional, mas extremamente sociointeracionista.

O estimulo a curiosidade e a construção dos saberes passa, inevitavelmente, pela construção de pontes socioemocionais só lidas entre escola e aluno, famílias e escola, aluno e professor e principalmente alunos e alunos.

Nesta metodologia, o conhecimento é construído aos poucos, tendo o professor como um condutor do processo e o alunos sempre como protagonista.
A avaliação leva em consideração não só os resultados conquistados, mas o esforço empreendido nessa jornada. Valorizando muito a proatividade, o desenvolvimento de um pensamento crítico, a colaboração com colegas, a criatividade e perseverança. Trata-se de um momento de grandes transformações físicas e emocionais do aluno, respeitar estes processos sem perder o foco em uma escalada gradativa da formação acadêmica do aluno é fundamental. O adolescente precisa vivenciar os diferentes processos técnico científicos, conhecer diferentes tipos de texto e visões de mundo, explorar os diferentes saberes.
Ensino Médio
1º a 3º série

Aqui o nosso DNA fala mais alto e tudo se volta para prepara-los para o Enem, para os vestibulares e para o amadurecimento em direção a vida adulta e profissional. Com aulas dinâmicas e atrativas, desenvolvemos com os alunos cada uma das habilidades exigidas nas principais provas de verificação. Uma carga horária de até 50 horas semanais de muita troca de conhecimento e trabalho, que faz com que o colégio se torne uma segunda casa e que eles vivam intensamente este ciclo.

Nosso currículo fortalece a matemática e a produção textual, que são peças chaves para um bom desempenho do aluno na prova do ENEM (os alunos são estimulados a fazerem a prova do ENEM desde a primeira série do médio, e os professores acompanham os alunos nos principais locais de prova). Os alunos também participam de vestibulares reais, para simular situações de prova.

Toda essa maratona precisa de muito acolhimento, apoio e direcionamento. Para isso:

-     desenvolvemos o NAVe (Núcleo de apoio a vida do estudante), no qual os alunos recebem instruções sobre práticas de estudos, pesos das provas, possibilidades de estudo fora do país.

Diferenciais de ensino
Maior carga horária do RS: 42h (1ª série e 2ª série) e 50h (3ª série)
Professores de pré-vestibular durante todo o Ensino Médio
Provas Trimestrais modelo UFRGS
Língua estrangeira: Inglês e Espanhol
Simulados Trimestrais modelo Enem com TRI
Calendário anual de provas
Provas parciais modelo Enem
Projeto grandes temas
Acompanhamento individualizado de redação
Acompanhamento presencial dos alunos em Vestibulares e Enem
Projeto NAVe- Núcleo de Apoio ao Vestibulando
closeup-happy-pretty-redhead-young-woman
parenteses.png

-     Ofertamos serviço de psicologia em rodas de conversas e descontos em consultas individuais com psicólogos qualificados para os alunos.

-     Construímos um espaço de troca de experiências e confiança através do LIV (Laboratório de Inteligência de Vida)

NEM- NOVO ENSINO MÉDIO
1ª série (2021)

A BNCC (a nova Base Nacional Comum Curricular) redesenhou o modelo do ensino médio no país a partir de 2022. Os alunos terão o currículo dividido em duas partes: FGB (Formação Geral Básica) e IF (Itinerário Formativo).
 

A FGB é entendida como o conteúdo mínimo que todos os alunos brasileiros precisam sair sabendo da escola ao final deste nível de ensino, independente da seus desejos, sonhos, possibilidades e realidade local.
 

O IF é a parte flexível do currículo. As escolas podem diferenciar seus currículos, para atender as demandas das suas comunidades.

parenteses.png
parenteses.png
happy-kids-are-painting-at-home-7ZGRUET.
Diferenciais de ensino
Inglês (Instrumental)
Educação Ambiental
Ateliê de Arte e linguagem
Laboratório de Ciências Naturais
Festa do caderno de linhas

Nós dividimos o IF em 3 partes:

-     Saber+: Os alunos poderão vivenciar a aplicação e o aprofundamento das diferentes áreas do conhecimento.

-     Cadeiras Eletivas: Cadeiras semestrais com a presença de importantes convidados e palestrantes para iniciar a construção do projeto de vida do aluno. Grandes visões sobre os diferentes campos do conhecimento (Educação financeira, Estrutura e práticas em saúde, Relações Internacionais, Comunicação e oralidade, etc).

-     Unidades complementares: O aluno precisará participar de atividade extracurricular (cadeira extracurricular do sistema eleva, academia vinculada, clube de leitura, olimpíadas do conhecimento, etc)

 

As idéias do NEM (Novo Ensino Médio) somam-se às boas práticas já desenvolvidas em nossas unidades e, dessa maneira, a escola que sonhamos vai sendo construída a cada dia.

Ensino Fundamental I
Ensino Fundamental II
Ensino Médio
Nem
10
anos primeiro lugar no ENEM em Canoas
6
anos a melhor escola da Zona Norte de Porto Alegre no ENEM
Ativo 2@4x.png
Eleva- Material Didático e Plataforma Adaptativa
laptop.png
O material didático é a base que norteia o trabalho de sala de aula. Por isso, buscamos um parceiro que pensa a educação da mesma forma que nós do G(a)barito. Um material focado nos interesses do aluno, atualizado, contextualizado e que busca iniciar a abordagem de cada conteúdo respondendo a pergunta: por que tenho que estudar isso? Dar sentido ao que se estuda, ter uma educação significativa, faz toda a diferença.
 
Além dos livros, o Eleva nós fornece uma Plataforma Adaptativa, que atente pais, professores, direção e alunos com interfaces próprias para cada grupo. O aluno ainda será guiado por inteligência artificial por desafios de questões que vão aumentando o nível de dificuldade conforme o aluno vai demonstrando o domínio em determinado conteúdo.
Ativo 4@4x.png
Ativo 3@4x.png
O Programa LIV acontece uma vez por semana dentro da grade curricular, contribuindo para a formação de um cidadão mais completo para os desafios do século XXI. O LIV promove a reflexão, o debate, a escuta, a investigação e o questionamento, não existindo respostas “corretas” ou “esperadas”.
 
No Fundamental Anos Iniciais o foco é o desenvolvimento da inteligência emocional. Autoconhecimento, autorregulação, relacionamento e empatia, são habilidades trabalhadas para que o aluno aprenda a lidar com sentimentos como: ciúme, frustração, animação e arrependimento.
 
No Fundamental Anos Finais, o currículo é pautado por seis habilidades: perseverança, criatividade,
comunicação, proatividade, pensamento crítico e colaboração. As aulas se dividem em jogos, projetos e séries audiovisuais, engajando-os ainda mais no desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
 
No Ensino Médio, o adolescente é convidado pela sociedade a tomar decisões pessoais e profissionais, gerando uma enorme ansiedade e em alguns casos, trazendo uma série de angústias. Nesse sentido, ajudamos os alunos a buscar informações, a refletir e a trocar ideias com o grupo, repensando tanto as suas escolhas pessoais em um processo de autoconhecimento, quanto as possíveis escolhas profissionais, tornando o processo de decisão mais consciente.
Nossas unidades
Unidade Independência
Unidade Zona Sul
Unidade Zona Norte
Unidade Canoas
bottom of page